domingo, 23 de novembro de 2014

Apenas para Pecadores


Apenas para pecadores  Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
1Timóteo 1.15 “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).
 
Na parábola do fariseu e do publicano, Jesus condenou todo elitismo religioso daqueles que se julgam melhores. A conclusão da parábola de Jesus deve ter estarrecido e irado muitos religiosos de Sua audiência. Um piedoso judeu e um ganancioso publicano sobem ao templo para orar, mas é o último que desce justificado. Qual o problema? O fariseu procurou estabelecer sua justiça própria (Rm 10.3).
Portanto, perdeu de vista a justiça divina (Rm 9.30, 31). O coletor de impostos, não tendo nada do que se gloriar perante Deus (Rm 4.2), confiou nAquele que “justifica o ímpio” (Rm 4.5).
O escândalo da graça, expresso na parábola, é que o “justo” não está mais perto de Deus do que o injusto que reconhece sua condição. Deus rejeita todo desempenho humano erradamente motivado. Em última análise, mais que “transgressão da lei”, o pecado tem uma dimensão relacional, que desce ao nível das motivações. Como o apóstolo relembra, “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23). Assim, a questão não é apenas o que fazemos, mas por que o fazemos.
Alimentando ilusões a respeito de sua santidade, muitos pensam que são superiores aos seus irmãos. Isso apenas revela que eles desconhecem a Deus e a si mesmos. Observo corretamente que, “quanto mais um homem está se tornando verdadeiramente melhor, ele entende mais e de modo mais claro o mal que ainda permanece nele. Quando um homem está se tornando pior, menos ele entende sua própria malignidade”.
 
Att.
Luis de Souza
Pregador
Renovação Carismática Católica
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Pinhais - Curitiba - Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário