segunda-feira, 13 de junho de 2016

CATECUMENATO

A paz de Cristo e o amor de Maria esteja com todos

Vamos falar um pouquinho de Catecumenato?

Até a pouco tempo chamávamos de “Catequese de adultos”, mas verificando os documentos da Igreja percebemos que esta catequese apesar de estar voltada para jovens e adultos tem um diferencial da catequese infanto juvenil, tem um direcionamento mais voltado para vivencia do cotidiano dessas pessoas que até então estavam de alguma forma "fora" da vivencia comunitária.
A ideia é trazer de volta para o convívio da Igreja direcionando na fé e também auxiliando aqueles que desejam abraçar a fé Católica.
É um trabalho que envolve toda a Comunidade, toda a família, logo não é apenas “Catequese de adultos” mas direcionamento de fé.
É necessário que aprendam a se apaixonar pela Igreja, para isto temos um trabalho maravilhoso junto a toda comunidade.

§1248 O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes últimos, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, que levem a conversão e a fé à maturidade. Trata-se de uma "formação à vida crista integral (...) pela qual os discípulos são unidos a Cristo, seu mestre. Por isso, os catecúmenos devem ser iniciados (...) nos mistérios da salvação e na prática de uma vida evangélica, e introduzidos, mediante ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus ". (Catecismo da Igreja Católica)

Em nossa Paróquia iniciamos em Março/2016 nesta caminhada contamos com 24 pessoas entre jovens e adultos, encerraremos essa primeira turma em julho/2017.

Até a próxima amados.


Coordenadora do catecumenato : Márcia Gusmão 





Nenhum comentário:

Postar um comentário